Artigo de Opinião: Metaverso, um novo mundo

23 de fevereiro de 2022

De início, cabe a pergunta: o que é isso?

O conceito corrente de metaverso é de um ambiente digital em que pessoas simuladas por figuras virtuais, os avatares, interagem entre elas ou com objetos.

A participação nesse ambiente requer o uso de recursos gráficos 3D e/ou imagens 360º, em que é possível ver todos os ângulos do ambiente ao redor, como se o partícipe ali estivesse presente. Essa colagem de elementos virtuais e paisagens reais cria as chamadas realidades virtual e aumentada.

Em síntese, a realidade virtual consiste em um espaço no qual é possível criar uma realidade física por meio de aparatos tecnológicos, simulando o ambiente real por meio de um sistema computacional.

Portanto, é uma realidade totalmente virtual, criada artificialmente, mas muito semelhante ao ambiente verdadeiro, de modo que o usuário tem uma percepção bastante realista, podendo, às vezes, até incluir sensações táteis no processo.

É uma área que tem crescido consideravelmente, nos últimos anos, com a criação de óculos especiais, “headsets” e outros “gadgets” (como são chamados os acessórios e equipamentos de uso comum em ambientes digitais), que permitem uma imersão mais ampla do usuário, seja para lazer, seja para atividades habituais.

A questão que agora se propõe é quanto às possibilidades de utilização do metaverso na atividade diária, inclusive no meio empresarial.

Para o bom encaminhamento desse tema, é preciso deixar claro que o uso do metaverso vai se tornando comum em várias atividades empresariais, o que deve afastar a ideia de que se trata apenas de mera forma de divertimento.

No Brasil, já tivemos uma experiência com essa nova tecnologia, com a construção de um metaverso para uma empresa fabricante de revestimentos apresentar os seus lançamentos de 2022.

Na plataforma, os clientes, na forma de avatares, circularam por galerias, salas de reuniões e auditórios, onde, além de conhecerem os produtos expostos no ambiente virtual, podiam assistir vídeos e formular perguntas sobre tecnologias e ações de sustentabilidade da empresa.

É importante destacar que essa tecnologia permite acessar pessoas das mais diversas partes do país e mesmo do exterior.

A construção de um metaverso para uma empresa, no qual inclusive possa ser demonstrada a adoção efetiva da cultura ESG (Ambiental, Social e Governança), é um cartão de visita de grande impacto e, ao mesmo tempo, serve de arquétipo a ser observado pelos seus usuários, mediante controle de sua efetiva observância na lida diária.

Além disso, também já se pode pensar no uso de metaverso em atividades empresariais como, por exemplo, para reuniões com colaboradores ou clientes, inspeção de terrenos e edificações objeto de negócios, apresentação de novos produtos, planos de negócios, etc.

É um mundo novo, virtual, mas adequado para representar a realidade, com absoluta fidelidade, e capaz de gerar, para empresas e também para os profissionais do Direito, novas oportunidades de interação e de desenvolvimento de negócios, de forma ágil e eficiente.

 

Artigo de opinião escrito por Guido Pinheiro Côrtes
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